top of page
monicanassermarket

Laboratório Travessia: programa conforta e apoia processos de luto

Atualizado: 13 de out. de 2023

Único no Estado do Paraná surgiu em Foz do Iguaçu depois do período da pandemia e foi solicitado para atender demanda de enlutados da comunidade trinacional



Todos nós já vivenciamos processos de luto, mas nem sempre a ajuda adequada esteve presente. Um processo humano que acontece após um evento significativo de perda, um período de enfrentamento da dor da perda.

A educação para a morte infelizmente não é focada em nossa cultura. Faltam ambientes para o compartilhamento sobre a finitude humana e a morte ainda é um tabu sociocultural. Não existem espaços necessários para facilitar essa interlocução.


Pensando nisto e único no Estado do Paraná, o Laboratório Travessia, em Foz do Iguaçu surgiu com o objetivo de suprir esta lacuna em um período de intensa demanda, na pandemia.


Mariângela Lückmann, psicóloga que faz parte da equipe do Laboratório Travessia lembra que o luto permeia a vida de todos e vai além ao significado desta pequena palavra. “Se uma coisa é certa é de quem um dia iremos. Porém, neste nosso trabalho quando falamos de “luto” não é apenas da morte no sentido literal, mas as perdas do ponto de vista simbólico também”.


Foz do Iguaçu Laboratório Travessia

O programa teve início com um projeto de extensão e hoje faz parte da rede de saúde mental de Foz do Iguaçu. São 15 profissionais, entre psicólogos e demais da área da saúde atendendo no espaço instalado nas dependências da Faculdade Multiversa.


Profissionais da saúde mental ressaltam a importância do reconhecimento da experiência do luto, perdas que podem afetar diversas áreas da vida. “As pessoas tem medo de falar sobre o luto e quando ele não é cuidado ele se complica. Pode paralisar a vida da pessoa por 10, 20, 30 anos. Foi coibido socialmente, mas a dor está lá e precisamos de profissionais capacitados para lidar com isto”, lembra Mariângela.


Pós-Graduação Perdas e Transições

Atualmente, o laboratório gera na região: conhecimento, discussão, atividades teóricas e práticas nas áreas de psicologia, saúde e ciências sociais, com capacitação. Ou seja, atua com educação, pesquisa e atendimento comunitário visando à assistência aos enlutados. Recentemente lançou pós-graduação na área de Perdas e Transições, única no Estado do Paraná.


Psicologia do Luto

O luto manifesta-se por meio de uma série de reações que envolvem respostas emocionais (sentimentos de tristeza, culpa, raiva, autocensura, ansiedade, saudade), cognitivas (pensamentos de descrença, confusão, preocupação) e comportamentais (distúrbios do sono, do apetite, isolamento social, agitação, choro, entre outros). “É a perda de um emprego, falência, relacionamento, perdas de pets. Temos uma gama de tipos de luto e cada um exige um manejo específico”, destaca Meira Vieira coord. do curso de Psicologia.


O luto pode ser classificado em etapas, mas que podem variar de pessoa para pessoa:

1 – Negação

Fase em que a pessoa ainda não assimila a realidade e alimenta pensamentos de como voltar à situação anterior à perda.

2 – Raiva

Na busca de um culpado pela grande perda, direcionamos a raiva a pessoas envolvidas na situação. Médicos, familiares, pessoas do convívio ou, até mesmo, nós mesmos. É por isso que a raiva também se manifesta na sensação de culpa.

3 – Negociação

A negociação assemelha-se muito à negação. É a fase em que buscamos uma solução para alterar o que aconteceu. Pensamos em tudo que podíamos ter feito diferente para alterar o rumo da situação.

4 – Depressão

A dor e a tristeza ficam mais fortes, já não há mais para onde correr. As sensações de cansaço, desinteresse, desconexão e solidão fazem parte da fase de depressão.

5 – Aceitação

A saudade sempre irá existir, mas a fase de aceitação costuma vir acompanhada de uma sensação de paz. Após a compreensão do acontecimento é possível enxergar novamente perspectivas para a vida.



O acompanhamento de um profissional especializado possibilita a "travessia"


Como lidar com o luto?

Em primeiro lugar, a acolhida e o entendimento do processo de luto. A psicoterapia, o acompanhamento de um psicólogo especializado conclui quais os fatores que estão agravando o luto, conforta e ajuda na "travessia" e, com isso, aprender-se a lidar com a situação de uma maneira mais assertiva.


Faculdade Multiversa onde fica o Laboratório Travessia. Aqui.


Texto:

Mônica Nasser Dornelles

Jornalista e Internacionalista. Seu diferencial é ser uma"ESTRATEGISTA", por formação. Tem expertise em marketing de "CONTEÚDO" digital. Apaixonada por conhecimento e pela escrita, focada, cheia de PROPÓSITO e CEO da @monicanasserdornellesmkt

171 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page